PT discute abrir mão de Comissão de Educação para evitar que Eduardo Bolsonaro assuma colegiado de Relações Exteriores

O deputado Eduardo Bolsonaro — Foto: Brenno Carvalho RESUMOSem tempo? Ferramenta de IA resume para você

Biologia Feb 28, 2025 IDOPRESS

O deputado Eduardo Bolsonaro — Foto: Brenno Carvalho

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 27/02/2025 - 23:11

PT pode abrir mão da Educação para barrar Eduardo Bolsonaro na CREDEN

O PT considera abrir mão da Comissão de Educação na Câmara para impedir que Eduardo Bolsonaro lidere a Comissão de Relações Exteriores. O partido busca aliança com o PSDB ou centro para evitar que o bolsonarista assuma a Creden,que debate política externa. Comissões serão definidas em março; PL tem prioridade. Tensão cresce após ações de Eduardo contra o STF nos EUA.

O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.

CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO

O PT já assume a possibilidade de desistir da Comissão de Educação como primeira opção de pedida entre os colegiados da Câmara dos Deputados,na tentativa de evitar que o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP),filho do ex-presidente,assuma o comando da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (Creden). O partido do presidente Lula também articula uma aliança com o PSDB,ou outro partido de centro,para que o posto no colegiado não seja assumido pelo bolsonarista.

A Creden é a comissão que representa a Câmara diante de organismos internacionais,além de debater e votar projetos relacionados a política externa ou relações diplomáticas do país.

A definição sobre quais partidos irão assumir as comissões da Câmara ocorrerá nas primeiras semanas de março. Por ser o mais partido da Casa,o PL tem prioridade na escolha,começando com duas pedidas. A legenda deve priorizar a Comissão de Constituição de Justiça (CCJ),além da Comissão de Saúde,que tem o maior volume de verbas.

Em seguida,é a vez do PT,segunda maior legenda da Câmara,escolher a comissão de preferência. A princípio,a opção do partido seria a Comissão de Educação,mas a mudança pela Creden deve ocorrer,se não houver acordo com o presidente da Casa,Hugo Motta (Republicanos-PB),para que um partido de centro assuma.

Após a escolha do PT,o PL volta a ter direito a escolha. Por isso,a preocupação dos petistas de Eduardo Bolsonaro pressionar para essa terceira pedida.

— Não podemos deixar que Bolsonaro use a instituição da Câmara dos Deputados para fazer ataques a soberania e a autoridades brasileiras — disse o líder do PT,Lindbergh Farias.

Nesta quarta-feira,o Comitê Judiciário da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos aprovou um projeto de lei que poderá barrar o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes de entrar no país ou até mesmo de deportá-lo,caso a legislação entre em vigor e o magistrado esteja em solo americano. A articulação foi feita pelo deputado Eduardo Bolsonaro com representantes do partido Republicano nos EUA.

Também na quarta,o perfil oficial do escritório do Departamento de Estado americano para o Hemisfério Ocidental publicou uma referência às decisões do Supremo.

"Respeito pela soberania é uma via de mão dupla para todos os parceiros dos EUA,incluindo o Brasil. Bloquear o acesso à informação e impor multas a companhias sediadas no território americano por se recusar a censurar pessoas residentes nos Estados Unidos é incompatível com os valores democráticos,incluindo a liberdade de expressão”,dizia o post no X.

Na semana passado,Moraes determinou a suspensão da rede social Rumble no Brasil,porque a empresa não cumpriu sua ordem de derrubada de publicações do blogueiro Allan dos Santos,foragido nos EUA.

Notícias de tecnologia em Portugal, Portal português de notícias tecnológicas. Comprometido em relatar os mais recentes desenvolvimentos em tecnologia, inteligência artificial, biotecnologia, dados e outros campos
© Notícias de tecnologia em Portugal política de Privacidade