Retrato de mulher oculto em pintura de Pablo Picasso é revelado por raio-x

Retrato de mulher oculto em \'Retrato de Mateu Fernández de Soto\',de Pablo Picasso,é revelado por raio-x — Foto: Instituto de Artes de Courtauld

Energia Feb 18, 2025 IDOPRESS

Retrato de mulher oculto em 'Retrato de Mateu Fernández de Soto',de Pablo Picasso,é revelado por raio-x — Foto: Instituto de Artes de Courtauld

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 17/02/2025 - 21:07

Retrato oculto de mulher em obra de Picasso revelado após um século

Um retrato oculto de uma mulher foi descoberto em uma pintura de Pablo Picasso,revelado por exames de raio-x. A obra,do Período Azul,esconde a figura há mais de um século. A identidade da mulher permanece um mistério,mas sua presença adiciona complexidade à arte de Picasso. A descoberta foi feita pelo Instituto de Artes de Courtauld,de Londres,e a pintura está em exposição na Galeria Courtauld até 26 de maio.

O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.

CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO

Uma das principais obras do Período Azul de Pablo Picasso (1881-1973),“Retrato de Mateu Fernández de Soto”,esconde uma outra personagem há mais de um século. Foi o que revelaram exames de raio-x e infravermelho realizados pelo Instituto de Artes de Courtauld,de Londres. Produzida pelo artista espanhol em 1901,quando ele tinha apenas 19 anos,a tela de tons azuis melancólicos oculta a imagem de uma mulher misteriosa.

Era comum,especialmente no início da carreira,que Picasso reutilizasse suas telas devido à falta de recursos financeiros. De acordo com o instituto inglês,a obra foi produzida em maio de 1901,meses antes de o espanhol chegar a Paris para realizar a sua primeira exposição na cidade,inaugurada no mês seguinte na galeria de Ambroise Vollard. Para essa mostra,o espanhol viria a criar diversas pinturas impressionistas,com pinceladas vibrantes e cores vivas.

No caso,a tal mulher misteriosa foi coberta pelo retrato de um amigo escultor,que se hospedou no estúdio assumido pelo pintor após a morte de Carlos Casagemas — evento que marcou o início do Período Azul. Assim,no outubro de 1901,o artista começou a mudar sua abordagem artística para um estilo mais contemplativo e melancólico,em que predominava tons azuis.

Raio-x revela rosto de mulher misteriosa em ‘Retrato de Mateu Fernández de Soto’,de Pablo Picasso — Foto: Instituto de Artes de Courtauld

A identidade da mulher,entretanto,pode ter “nunca ser confirmada”,diz a instituição de Londres. “Ela pode ter sido uma modelo,uma amiga ou até mesmo uma amante,posando para um dos retratos vibrantes de Picasso sobre a vida noturna parisiense – ou talvez fosse uma mulher melancólica,sentada em um bar.”

Em comunicado,o vice-diretor da Galeria Courtauld,Barnaby Wright,afirmou que já havia suspeitas sobre a existência da personagem oculta: “A superfície da obra apresentava marcas e texturas características de algo abaixo. Agora sabemos que se trata da figura de uma mulher. É possível até mesmo distinguir sua forma apenas observando a pintura a olho nu. A maneira como Picasso transformava uma imagem em outra e sua habilidade em mudar de estilo se tornariam marcas registradas de sua arte,consolidando-o como um dos maiores nomes da história da arte. Tudo isso começa com uma pintura como esta”.

A análise foi feita antes da exibição da pintura na exposição “The Griffin Catalyst exhibition: Goya to impressionism. Masterpieces from the Oskar Reinhart collection”,em cartaz na Galeria Courtauld até 26 de maio.

Notícias de tecnologia em Portugal, Portal português de notícias tecnológicas. Comprometido em relatar os mais recentes desenvolvimentos em tecnologia, inteligência artificial, biotecnologia, dados e outros campos
© Notícias de tecnologia em Portugal política de Privacidade