Presidente do PT e lideranças comemoram denúncia contra Bolsonaro: 'Não adiantou chorar, pedir anistia'

Gleisi comemorou denúncia contra Bolsonaro — Foto: Brenno Carvalho / Agência O Globo RESUMOSem tempo? Ferramenta de IA resume para você

Energia Feb 19, 2025 IDOPRESS

Gleisi comemorou denúncia contra Bolsonaro — Foto: Brenno Carvalho / Agência O Globo

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 18/02/2025 - 21:23

Denúncia contra Bolsonaro: Presidente do PT e líderes celebram acusações graves.

Presidente do PT e lideranças comemoram denúncia contra Bolsonaro por tentativa de golpe. PGR acusa ex-presidente de crimes graves. Petistas celebram nas redes sociais e destacam importância da justiça. Bolsonaro pode enfrentar até 28 anos de prisão se condenado. Investigação aponta plano de interferência nas eleições de 2022. Denúncia será analisada pelo STF.

O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.

CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO

A presidente do PT,Gleisi Hoffmann,comemorou nesta terça-feira (18) a denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outras 32 pessoas no caso da tentativa de golpe de Estado.

Denúncia: Bolsonaro e mais 32 são acusados pela PGR de tentativa de golpe

"Não adiantou o inelegível chorar,pedir anistia e desviar as atenções com mentiras. Chegou a hora dele e seus cúmplices prestarem contas pelos crimes cometidos contra o país,o povo e a democracia brasileira. A justiça vai prevalecer e ele sentará no banco dos réus! #SemAnistia",escreveu nas redes sociais a comandante do partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Outro petista a celebrar o momento foi o novo líder da sigla na Câmara,Lindbergh Farias (RJ),namorado de Gleisi. Além de publicar um vídeo ao lado da dirigente,o deputado classificou a ocasião como "GRANDE DIA".

Já o líder do governo no Senado,Randolfe Rodrigues (PT-AP),disse que Bolsonaro foi "finalmente" denunciado. "Agora pode virar réu,com direito a ampla defesa (...) Se condenado pode pegar até 28 anos de cadeia. Tarda,mas não falha",publicou.

De acordo com a acusação da PGR,Bolsonaro cometeu os crimes de organização criminosa armada,golpe de Estado,tentativa de abolição do estado democrático de direito,dano qualificado pela violência e grave ameaça contra patrimônio da União e deterioração de patrimônio tombado.

A investigação da Polícia Federal que culminou no indiciamento anterior à denúncia lista provas que,para a PGR,comprovam que ele analisou e pediu alterações no texto de uma minuta golpista. Entre as propostas aventadas no texto estava a possibilidade de prisão de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF),como Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes,e do presidente do Senado,Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Conforme as apurações,Bolsonaro pediu para retirar os nomes de Gilmar e Pacheco da minuta.

A prisão das autoridades faria parte de um plano para interferir nas eleições de 2022 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE),que,na visão de Bolsonaro,teria tomado decisões "inconstitucionais" contra ele. As Forças Armadas seriam acionadas e agiriam como um "poder moderador",com o objetivo de reverter o resultado eleitoral.

A denúncia foi oferecida pelo procurador-geral da República,Paulo Gonet,e será apreciada pela Primeira Turma do STF após ser liberada pelo relator,Alexandre de Moraes.

Notícias de tecnologia em Portugal, Portal português de notícias tecnológicas. Comprometido em relatar os mais recentes desenvolvimentos em tecnologia, inteligência artificial, biotecnologia, dados e outros campos
© Notícias de tecnologia em Portugal política de Privacidade